
Esta sessão fornece algumas dicas de como usar e personalizar a Área de Trabalho
O meio mais fácil de executar programas automaticamente na inicialização do KDE é usar o Gegenciador de Sessão do KDE. Kde pode ser configurado da forma mais adequada possivel a cada login.
Escolha ->->
Outro método para iniciar programas automaticamente junto a o login é fazer uma cópia do aplicativo de sua Área de Trabalho em
/usr/share/applications
para o diretório~/.kde/Autostart
.
É possível entrar um usuário automaticamente quando o computador inicia. Isso não é recomendado para a maioria dos computadores, pois não é seguro e pode permitir que outros usuários acessem informações pessoais.
Vá nas Configurações do sistema indo em ->->. Na aba Avançado, selecione o Gerenciador de sessão.
Clique em e insira a senha do administrador para obter seus respectivos privilégios.
Selecione a aba . Verfique o Habilitatar Autologin e selecione o usuário para auto logar a partir do menu de contexto e selecione um tempo de lapso apropriado.
Procedure 3. Reinicie o KDE pelo teclado
Tenha certeza de que o sistema é capaz de reiniciar o KDE pelo teclado.
Abra Configurações do sistema indo para ->->.
Clique no ícone .
Marque a caixa de seleção com o nome "Ctrl+Alt+Backspace reinicia o xserver".
Clique no botão e saia das Configurações de sistema.
Salvar e fechar todas as aplicações abertas.
Pressione Ctrl-Alt-Backspace
Procedure 4. Reinicie o KDE através da linha de comando
Salvar e fechar todas as aplicações abertas.
Inicie o Konsole indo em ->->->. Na linha de comando digite o seguinte e pressione a tecla Enter (se for pedida uma senha, digite a senha do usuário seguida pela tecla Enter):
sudo /etc/init.d/kdm restart
Algumas vezes pode ser útil iniciar um programa manualmente, como quando o programa não possui uma entrada no menu. Isso é fácil de fazer com a aplicação KRunner.
Abra o aplicativo KRunner pressionando Alt-F2
Digite o nome do programa a ser executado, e pressione a tecla Enter.
Inicie Configurações do sistema indo em ->->. Na janela Configurações do sistema, selecione a opção Mouse & teclado
Na seção Teclado, procure pela subseção intitulada NumLock na inicialização do KDE, habilite a caixa . Clique em para salvar as configurações.
As mudanças terão efeito na próxima inicialização do KDE. Para testar agora mesmo, desligue o NumLock e reinicie o KDE (veja the section called “Reiniciar o KDE sem reiniciar o computador”).
O Firefox não é instalado por padrão, então para que isso funcione, o Firefox precisa já estar instalado. Por favor veja a documentação Adicionando aplicativos para mais informações sobre como instalar aplicativos.
Konqueror, por padrão, pode trabalhar com URL do tipo help:/. Firefox também pode fazê-lo da mesma forma. As configurações do Firefox devem ser manualmente ajustadas para este propósito. O seguinte procedimento auxiliará você com esta configuração.
Inicie o Firefox indo em ->->->.
Na barra de endereço, digite
about:config
e pressione a tecla Enter.Clique com o botão ->. Digite
do mouse na lista e selecionenetwork.protocol-handler.external.help
como Nome da Opção etrue
como Valor. Pressione quando finalizar suas configurações.Clique com o botão ->. Digite
do mouse na lista e selecionenetwork.protocol-handler.app.help
como o Nome da Opção ekhelpcenter
como Valor. Pressione o botão quando completar.
Kubuntu vem com o Editor de Menus do KDE , de forma que os menus possam ser personalizados e as entradas adicionadas para aplicações que não aparecem automaticamente depois que elas são instaladas. Para adicionar, remover ou modificar uma entrada, use o procedimento a seguir.
Abrir o Editor de Menus do KDE ao pressionar o botão sobre o ícon do Lançador de aplicações Kickoff e escolhendo . Se o Kicker estiver travado, o Editor de Menus do KDE pode ser aberto ao se pressionar alt-F2 e digitando-se
kmenuedit
seguido do pressionamento da tecla Enter.No painel a esquerda do Editor de Menu do KDE, escolha o submenu a nova entrada aparecerá dentro.
Escolha -> ou clique no botão . Na janela Novo Item, escolha um Nome. Adicione uma Descrição, Comentário, e umComando. Selecione o ícone clicando em Ícone. O Comando geralmente será o nome do pacote, Nome é o que será mostrado no menu, e o Comentário irá ser mostrado numa tooltip perto de um campo no menu. Os Ícones são escolhidos do diretório padrão
/usr/share/icons/icon_theme
, ou podem ser escolhidos de qualquer outro diretório.
Para mudar a ordem das entradas do menu, clique e arrasta uma entrada na janela do Editor de Menu KDE.
Esta seção descreve como instalar fontes extra dos arquivos do Kubuntu.
Para Fontes Internacionais , Instale os seguintes pacotes (por favor visite a documentação Adicionando Aplicações para ajuda em como instalar aplicativos extras):
xfonts-intl-arabic
xfonts-intl-asian
xfonts-intl-chinese
xfonts-intl-chinese-big
xfonts-intl-european
xfonts-intl-japanese
xfonts-intl-japanese-big
xfonts-intl-phonetic
Para fontes Microsoft TrueType, instale o pacote ttf-mscorefonts-installer.
Para fontes Ghostscript, instale o pacote gsfonts-x11 (por favor veja a documentação Adicionando Aplicações para ajuda sobre a instalação de aplicações extras).
Fontes individuais podem ser instaladas facilmente ao se abrir Konqueror e digitando-se fonts:/
na barra de localização. A fonte pode então ser instalada, quer em todo sistema, quer para uso pessoal, por arrastar-e-soltar nas pastas respectivas.