
Uma das maneiras mais comuns de integrar sistemas Kubuntu e Windows em rede é configurar o Samba como servidor de arquivos. esta seção abordará a criação de um servidor Samba para compartilhar arquivos com clientes Windows.
O servidor será configurado para compartilhar arquivos com qualquer cliente na rede sem requisitar uma senha. Se o ambiente requisitar controle de acesso mais rigorosos, veja the section called “Tornando um Servidor de Arquivos e Impressoras Samba mais seguro”
O primeiro passo é instalar o pacote samba. A partir de um terminal, digite:
sudo apt-get install samba
Isto é tudo. O Samba está pronto para ser configurado para o compartilhamento de arquivos.
O arquivo principal de configuração do Samba fica localizado em /etc/samba/smb.conf
. O arquivo padrão de configuração possui um número significante de comentários para documentar várias diretivas de configuração.
Note
Nem todas as opções disponíveis estão incluídas no arquivo de configuração padrão. Veja a página de manual do arquivo smb.conf
ou a Coleção de HOWTO's do Samba para mais detalhes.
Edite a seguinte chave/valor localizada na seção emphasis>[global]
workgroup = EXEMPLO ... security = user
O parâmetro de segurança está um pouco abaixo da seção global, e é comentada por padrão. altere o EXEMPLO para coincidir com o ambiente real.
Crie uma nova seção no final do arquivo, ou remova os comentários de um dos exemplos para o diretório a ser compartilhado.
[share] comment = Compartilhamento do servidor de arquivos do Ubuntu path = /srv/samba/share browsable = yes guest ok = yes read only = no create mask = 0755
Comentário: Uma breve descrição do compartilhamente. Ajuste conforme for apropriado para o caso.
path: o caminho do diretório a compartilhar.
Este exemplo usa o
/srv/samba/sharename
porque, de acordo com o Padrão de Hierarquia do Sistema de Arquivos (Filesystem Hierarchy Standard - FHS), /srv é o local onde os dados especificos devem ser mantidos. Tecnicamente, o Samba pode ter seus arquivos de configuração colocados em qualquer parte do sistema de arquivos, desde que as permissões estejam corretamente definidas, mas é recomendada a observância dos padrões.browsable: habilita os clientes Windows a navegar pelo diretório compartilhado utilizando o Windows Explorer.
guest ok: permite aos clientes conectarem ao compartilhamento sem informarem uma senha.
somente leitura: determina se o compartilhamento é somente para leitura ou se são permitidos privilégios de escrita. Privilégios de escrita são permitidos apenas quando o valor é não, assim como no exemplo. Se o valor é sim, então o acesso ao compartilhamento é somente para leitura.
create mask: determina as permissões que novos arquivos devem ter quando criados.
Agora que o Samba está configurado, o diretório precisa ser criado e as permissões alteradas. A partir de um terminal, digite:
sudo mkdir -p /srv/samba/share sudo chown nobody.nogroup /srv/samba/share/
Note
O parâmetro -p determina ao mkdir a criação das entradas de diretório, caso não existam. Altere o nome do compartilhamento para ajusta-lo melhor ao ambiente.
Finalmente, reinicialize os serviços do samba para habilitar as novas configurações:
sudo /etc/init.d/samba restart
Warning
A configuração acima permite o acesso total para qualquer cliente da rede local. Para uma configuração mais segura, veja the section called “Tornando um Servidor de Arquivos e Impressoras Samba mais seguro”.
Em um cliente Windows, agora é possível navegar no servidor de arquivos phrase>Kubuntu
Para criar compartilhamentos adicionais, simplesmente crie uma nova seção [dir] dentro do /etc/samba/smb.conf
e reinicie o Samba. Verifique se o diretóro a ser compartilhado na rede existe, e suas permissões estão definidas de forma apropriada.
Para configurações mais aprofundadas do Samba veja a Coleção de HOWTO's do Samba
O guia também está disponível em formato impresso.
O livro Using Samba da editora O'Reilly é outra boa referência.