Introdução

Redes de computadores são em geral compostas de diversos sistemas. Ao operar uma rede composta exclusivamente por desktops e servidores Kubuntu seria divertido, alguns ambientes de rede serão compostos por sistemas Kubuntu e Microsoft®Windows® trabalhando juntos. Esta seção do "Guia do Servidor Kubuntu" introduz os princípios e ferramentas usadas para configurar os servidores Kubuntu para compartilhar recursos com sistemas Windows.

O sucesso de uma rede Kubuntu com clientes Windows envolve prover e integrar serviços comuns ao ambiente Windows. Esses serviços devem suportar o compartilhamento de dados, informações sobre computadores e usuários da rede, e devem ser classificados em três categorias principais:

  • Compartilhamento de arquivos e impressoras. O protocolo "Server Message Block (SMB)" é utilizado para facilitar o compartilhamento de arquivos, pastas, discos e impressoras por toda a rede.

  • Serviços de diretório. É vital a partilha de informações sobre os computadores e usuários da rede, com tecnologias como a "Lightweight Directory Access Protocol (LDAP)" e Microsoft Active Directory®.

  • Autenticação e Acesso emphasis>.

O sistema Kubuntu pode fornecer todas essas capacidades para clientes Windows e ativar o compartilhamento de recursos de redes com os mesmos. Uma dos principais componentes inclusos no sistema Kubuntupara redes Windows é a suite de aplicações e ferramentas do servidor Samba (SMB)

Esta seção do do Guia do Servidor Kubuntu irá apresentar algumas maneiras as quais o Samba é comumente usado, e como instalar e configurar os pacotes necessários. A documentação detalhada e informações adicionais sobre o Samba podem ser encontradas no Site do Samba.