Sistema de arquivos

Note

Para adquirir uma compreensão completa do sistema de arquivos do Linux, recomenda-se a leitura de Hierarquia do Sistema de Arquivos Linux, documentação hospedada em O Projeto de Documentação Linux.

Um sistema de arquivos é um método de armazenar e organizar arquivos, não só no Linux, mas também em outros sistemas operacionais de computador. No Linux, a maioria dos arquivos são “arquivos comuns”, exceto diretórios, arquivos especiais, ligações, sockets, e pipes nomeados.Os tipos de arquivo mais comuns com os quais os usuários interagem são os arquivos comuns, diretórios e ligações.

Abra um terminal (no Kubuntu isso é chamado Konsole) e digite

ls /

aparecerá uma lista similar à seguinte:

bin
boot
cdrom
dev
etc
home
initrd.img
lib
lib32
lib64
lost+found
media
mnt
proc
root
sbin
selinux
srv
sys
tmp
usr
var
vmlinuz

Note

Nem todas as listas serão exatamente como a descrita acima.

A seguir está uma visão geral dos arquivos ou diretórios listados acima.

Visão geral do sistema de arquivos

bin

Contém comandos do terminal que são úteis aos administradores de sistema (que tem todos os privilégios de acesso) e para usuários comuns (que tem privilégios de acesso limitados). Os comandos neste diretório são essenciais para a operação de um sistema Linux. Alguns dos comandos no diretório bin são bash, ls, cp, e cat.

boot

Contém os arquivos necessários para o processo de inicialização. No caso do Kubuntu, ele contém os arquivos para o gerenciador de inicialização GRUB, gravações principais de inicialização (MBR), arquivos de mapeamento, e o kernel do Linux.

cdrom

Um symlink ou “symbolic link” para /media/cdrom, que em si é um symlink para /media/cdrom0. Se um CD é inserido no drive de CDROM, o conteúdo deste CD estará disponível no diretório /media/cdrom0.

dev

Localização de arquivos especiais ou de dispositivos. Por exemplo, /dev/sda0 é a primeira partição no disco rígido.

etc

Contém todos os arquivos de configuração relacionados ao sistema, usados para controlar o funcionamento dos programas.

home

Contém um diretório chamado pasta pessoal de cada usuário no sistema. Um diretório pessoal do usuário pode conter arquivos de configuração e arquivos pessoais como documentos, música, vídeo e outras pastas definidas pelo usuário e arquivos.

initrd.img

Um symlink para /boot/initrd.img-<kernel version> que é requerido para a inicialização do sistema.

lib

Contém os módulos do kernel além de bibliotecas de imagens compartilhadas necessárias para inicializar o sistema e executar comandos.

lib32

O mesmo que a lib acima, mas contém apenas as versões de 32 bits.

lib64

O mesmo que a lib acima, mas contém apenas as versões de 64 bits.

lost+found

Contém os resultados de qualquer operação de recuperação devido a um desligamento indevido ou falha no sistema.

media

Contém os subdiretórios que são usados como ponto de montagem para mídia removível como drives de CDROM, discos USB, disquetes.

mnt

Ponto de montagem genérico para sistemas de arquivos ou dispositivos. Na maioria dos casos, o diretório /media é onde a maioria dos dispositivos serão montados.

opt

Atalho para “optional”. Este diretório é usado pacotes complementares que são geralmente são instalados manualmente pelo usuário.

proc

Sistema de arquivo virtual que contém informações de tempo de execução do sistema, e é apresentado na estrutura de um arquivo.

root

O diretório pessoal do administrador do sistema conhecido como “root”.

sbin

Contém programas que são essenciais para o funcionamento do sistema, como fdisk, ifconfig, reboot, e shutdown.

selinux

Um pseudo sistema de arquivos contendo os comandos usados pelo subsistema do kernel para a funcionalidade de segurança avançada do Linux.

srv

Contém dados específicos do local que é servido pelo sistema.

sys

Contém o kernel Linux, o firmware e sistema de arquivos relacionados.

tmp

Contém arquivos que são temporariamente requisitados. Muitos programas usam este diretório para criar arquivos de proteção e para armazenamento temporário de dados.

usr

Contém a maior parte dos dados do sistema, incluindo dados do usuário somente para leitura, bem como arquivos e programas, como os binários do programa, documentação, bibliotecas, arquivos de cabeçalho e muito mais.

var

Contém dados variados como arquivos de log do sistema, diretórios de email e spool de impressora, bem como arquivos transitivos e temporários.

vmlinuz

Um symlink para um arquivo executável comprimido do kernel do Linux.