Para ver o resultado do seu trabalho, precisa primeiro de compilar o código. Todas as ferramentas de compilação estão agrupadas nos menus ->, -> e ->.
Para compilar o seu código-fonte para os visualizadores como o KDVI, os outros visualizadores de DVIs ou outras conversões, poderá usar o atalho Alt-2. Aí, poderá ver o ficheiro DVI com o seu visualizador por omissão com o Alt-3, converter o DVI para um ficheiro PS com o Alt-4 e ver o ficheiro PS com o Alt-5.
Se estiver a usar o BibTEX para os seus itens bibliográficos, terá de seguir um esquema de compilação especial.
Execute o LATEX com Alt-2.
Execute o BibTEX com o Alt--: isto irá compilar o ficheiro da bibliografia.
Execute duas vezes o LATEX de novo, para incorporar a informação da bibliografia compilada e para ter as citações e as referências cruzadas correctas.
Poderá ver também o ficheiro do BibTEX com o seu editor do BibTEX (como por exemplo o gBib) se escolher a opção ->->; poderá alterar o visualizador do BibTEX por omissão em ->+Ferramentas.
Se estiver a usar o pacote makeidx para criar um índice final e alfabético para o seu documento, terá também de seguir um certo padrão de compilação.
Execute o LATEX com Alt-2.
Crie o índice com o Alt-=: isto irá compilar o ficheiro do índice.
Execute o LATEX de novo para incorporar a informação de índice compilada.
Se quiser compilar o seu documento com o MetaPost, um programa de desenho de imagens, podê-lo-á fazer com a opção ->->.
Existe também outra forma de compilar o seu documento, se quiser um PDF: poderá executar o PDFLATEX, que irá compilar o código directamente para um ficheiro PDF, com o Alt-6: poderá então ver o ficheiro compilado se carregar em Alt-7.
Em alternativa, poderá converter um PS num PDF com o Alt-8 ou, directamente, um DVI para um PDF com o Alt-9.
Se usar o PDFLATEX em vez do LATEX, poderá ser uma questão de simplicidade ou hábito, mas em algumas ocasiões o comportamento dos dois programas poderá ser diferente.
Finalmente, poderá querer publicar o seu trabalho na Web e não apenas no papel. Poderá então, neste caso, usar o programa latex2html, que poderá ser invocado a partir do menu do Kile em ->->. O resultado será colocado numa subpasta da pasta de trabalho, sendo para si possível ver o resultado da conversão com o item ->->.
Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team