Escolher a Codificação do Documento
Anterior
Próximo

Capítulo 10. Escolher a Codificação do Documento

O editor Kile permite-lhe ler, converter e configurar o texto para a codificação que o seu documento necessita. Isto permite-lhe usar letras e símbolos fora do normal; poderá usar, por exemplo, os caracteres acentuados do Português, do Francês ou do Italiano. A selecção da codificação do seu documento poderá ser feita de três formas:

O LATEX propriamente dito só compreende o ASCII, um conjunto muito limitado de caracteres, como tal não podia usar directamente os caracteres acentuados ou especiais. Para usar os caracteres acentuados, foi criada uma sintaxe especial, como por exemplo o \"e para o ë. Existe um pacote que o ajuda nisto chamado inputenc, e é incluído no preâmbulo ao usar o comando \usepackage[latin1]{inputenc}, em que o argumento da opção é a codificação que gostaria de usar (na maioria dos casos é o latin1). Isto diz ao LATEX para traduzir todos os ë's que escrever em \"e's antes da compilação. Por favor veja a documentação do inputenc directamente para mais informações sobre o inputenc. Por último, mas não menos importante: lembre-se de confirmar que o seu ficheiro está de facto codificado com a mesma codificação que indicou no inputenc!


Escolher a codificação do ficheiro de código

Este tipo de tabelas de codificação de caracteres diferentes tem criado alguns problemas em várias aplicações: por exemplo, não pode escrever um curso de Turco em Francês, sem que perca os caracteres especiais de uma das línguas. Existe um consenso geral de que, mais cedo mais tarde, todos irão mudar para o Unicode. Existem várias implementações do Unicode e a utf-8 é a melhor sucedida no Linux; o Windows(R) baseia-se na codificação mais estranha e menos flexível que é a ucs-2. Algumas distribuições, como a RedHat, já começaram a configurar a sua codificação por omissão como sendo a utf-8, por isso poderá estar bastante interessado em usar um argumento utf-8 no pacote inputenc.

As más notícias é que isto ainda não está incluído no teTEX até à altura em que este documento foi escrito; as boas notícias é que existe um pacote do LATEX que poderá fazer isso mesmo e que você poderá instalar por si próprio.

O Pacote ucs

Pode obter o pacote ucs na página pessoal do Suporte de Unicode para o LATEX, por Dominique Unruh da Universidade de Karlsruhe.

Para o instalar, descomprima o pacote obtido e mova o conteúdo descomprimido para uma pasta que o TEX consiga ver; poderá, por exemplo, usar a /usr/share/texmf/tex/latex/ucs/ (certifique-se que esta é, de facto, a sua pasta em $TEXMF, dado que poderá algumas vezes mudar de acordo com a distribuição que você usa!). Torne a pasta globalmente legível se não estiver já assim, bem como o executável das subpastas, com o comando chmod. Terá de efectuar todas estas acções como 'root', por isso tenha cuidado.

Quando tiver terminado, lance o comando texhash para que o TEX reveja os seus ficheiros e, assim se espere, descubra o pacote novo. Beja a documentação do pacote para mais detalhes embora, de uma forma geral, pouco mais necessite do que configurar o seguinte no seu preâmbulo:


                \usepackage{ucs}
                \usepackage[utf8x]{inputenc}

Anterior
Próximo
Início


Would you like to make a comment or contribute an update to this page?
Send feedback to the KDE Docs Team